RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Livro de Reclamações Eletrónico Educar para uma Economia Circular Separar e Valorizar Vai do Começar Valorcomp Plastic to fuel&mat Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

PAPERSU

PAPERSU

PAPERSU 2030 – Plano Intermunicipal de Ação da Resíduos do Nordeste
Participação Pública

O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) define a política nacional de resíduos no horizonte 2030, em convergência com as políticas e orientações comunitárias, orientando os agentes do setor na implementação de medidas e ações que contribuam para o aumento da prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, com a consequente redução de consumo de matérias-primas naturais de recurso limitado.

Pode consultar aqui o PERSU 2030.

Este Plano foca-se na prevenção da produção de resíduos e na recolha seletiva, quer da recolha seletiva multimaterial quer das “novas frações” (biorresíduos, têxteis, pequenos resíduos perigosos, entre outras frações), dando ainda destaque à promoção do uso dos materiais provenientes de resíduos (composto, recicláveis recuperados, biogás, CDR e outros materiais).

As metas ambientais a que Portugal está sujeito são muito exigentes nos próximos anos, implicando avultados investimentos, principalmente em infraestruturas de valorização, tratamento e destino final de resíduos urbanos (alta) e meios para a implementação e/ou expansão das recolhas seletivas (baixa).

De igual forma, será necessário uma profunda alteração dos hábitos de consumo e comportamentos da população relativas à gestão e valorização dos recursos: não basta agir sobre a oferta do serviço, é indispensável desenvolver de forma continuada a sensibilização ambiental visando a colaboração dos cidadãos naquele desígnio.

A Resíduos do Nordeste encontra-se a elaborar o seu PAPERSU 2030, o Plano Intermunicipal de Ação onde constam as medidas e ações que visam o cumprimento da estratégia nacional na sua área de abrangência: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.

Pode consultar aqui a versão preliminar do PAPERSU da Resíduos do Nordeste.

Neste âmbito, gostaríamos de obter a sua participação na elaboração do PAPERSU 2030, em particular se reside num dos municípios abrangidos. Para o efeito poderá utilizar o endereço de correio eletrónico geral@residuosdonordeste.pt, até ao dia 03 de abril de 2024.

A sua colaboração é fundamental e irá contribuir para um futuro mais sustentável, alinhado com os princípios da economia circular e da hierarquia da gestão dos resíduos.



© 2024 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.residuosdonordeste.pt/papersu/