RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Valorcomp Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Valor Douro Roadshow de sensibilização ambiental InovaRural Nordeste 21 Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

Recolha indiferenciada

Carro de recolha indiferenciada

Como o nome indica, a Recolha Indiferenciada resulta da recolha indiferenciada dos resíduos urbanos que são colocados pelas populações no mesmo contentor, independentemente do seu tipo, e posteriormente encaminhados para o Aterro Sanitário.

A Resíduos do Nordeste, EIM é a entidade responsável pela recolha indiferenciada nos Concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Nos Concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa a entidade responsável por esses serviços é a Associação de Municípios do Douro Superior.

Os resíduos sólidos urbanos colocados nos contentores de recolha indiferenciada são encaminhados para a Unidade de Tratamento mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia do Nordeste Transmontano (UTMB).

Conselhos de desposição de resíduos
Descarregue o folheto em pdf.


Conselhos de desposição de resíduos

Em 2016 a recolha indiferenciada teve uma diminuição de cerca de 0,8%, correspondente a 412 toneladas.

Total:  toneladas.

Os resíduos depositados em Aterro apresentam a seguinte caraterização média:

NOTA: Caraterização efetuada com base na Portaria n.º 851/2009, de 07 de agosto de 2009, que aprova as normas técnicas relativas à caraterização de resíduos urbanos

Estação de Transferência

Devido à extensa área geográfica do Sistema, 7.000 Km2, a distância de alguns concelhos ao Aterro Sanitário é bastante significativa, pelo que os resíduos sólidos urbanos são primeiro encaminhados para as Estações de Transferência e só depois para a UTMB.

A Estação de Transferência é um local onde os resíduos são compactados dentro de grandes contentores fechados, antes de serem enviados para a UTMB, permitindo um maior aproveitamento dos equipamentos.

Estação de transferência Gráfico de Estações de transferência na área de abrangência da Resíduos do Nordeste

Recolha e lavagem de contentores

Na Terra Quente o serviço de recolha é efetuado de segunda-feira a sábado nas zonas urbanas. Nas zonas rurais o serviço é efetuado duas vezes por semana no verão e uma vez por semana no inverno. O serviço de lavagem é efetuado quinzenalmente nas zonas urbanas e mensalmente nas zonas rurais.

Na Terra Fria o serviço de recolha é efetuado de segunda-feira a sábado nas zonas urbanas. Nas zonas rurais o serviço é efetuado duas vezes por semana. O serviço de lavagem é efetuado mensalmente.

No Douro Superior o serviço de recolha não é da responsabilidade da Resíduos do Nordeste, EIM.

Voltar ao topo



© 2018 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.residuosdonordeste.pt/recolhaIndif/