RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Valor Douro Roadshow de sensibilização ambiental InovaRural Nordeste 21 Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

Central de valorização energética de biogás

Aproveitamento energético biogás

A decomposição da matéria orgânica presente nos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produz o biogás, o qual é basicamente composto por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Em aterros convencionais o biogás é emitido para a atmosfera e torna-se um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

A Central de Valorização Energética (CVE) de Biogás, tem como objetivo a recuperação da energia produzida a partir dos RSU depositados no Aterro Sanitário de Urjais evitando, ao mesmo tempo, a libertação dos gases para a atmosfera.

Com um investimento de aproximadamente 1.150.000 € e uma potência de 716 kW, a CVE terá uma produção média anual de energia de 4.500 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 1.500 habitações por ano.

Aproveitamento energético biogás

O facto da deposição de resíduos gerar espontaneamente gás com elevado teor de CH4 e de poder calorífico inferior a rondar os 5 kWh/Nm³ permite equacionar soluções de valorização energética para o mesmo, de forma a minimizar custos operacionais e gerar proveitos suplementares através da venda de energia elétrica à rede pública.

Com a entrada em funcionamento da Central de Valorização Energética de Biogás para a recuperação da energia produzida a partir dos RSU depositados no Aterro Sanitário de Urjais, a Resíduos do Nordeste começou a produzir e a fornecer energia "limpa" à rede elétrica, gerando proveitos obtidos pela sua venda.

A Central de Valorização Energética de Biogás do Aterro Sanitário de Urjais foi oficialmente inaugurada no dia 29 de julho, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Prof. Humberto Rosa.

De Maio de 2009 a dezembro de 2015 a CVE produziu um total de 18.732.874 KWh de energia. A Central de Valorização Energética, em 2016, registou uma produção de 1.346.587 kWh, evitando a emissão de 518,44 ton de CO2 para a atmosfera, o equivalente a plantar 3.001 árvores, e à poupança de consumo de 2.142 barris de petróleo.





© 2018 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.residuosdonordeste.pt/aproveitamentoEnergeticoBiogas/