RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Livro de Reclamações Eletrónico Educar para uma Economia Circular Separar e Valorizar Vai do Começar Valorcomp Plastic to fuel&mat Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

Notícias

Concelhos da Terra Fria com melhores meios de limpeza urbana e de recolha de resíduos

Decorreu no passado dia 23 a apresentação dos novos equipamentos afetos ao serviço de limpeza urbana e recolha seletiva nos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.

A apresentação feita em Bragança pela Cespa (empresa prestadora de serviços da Resíduos do Nordeste nos municípios da Terra Fria) contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, do Diretor-Geral da Resíduos do Nordeste, Dr. Paulo Praça, representantes e colaboradores da Cespa, e ainda técnicos do Município e da Resíduos do Nordeste.

Todos os novos equipamentos foram criteriosamente selecionados em termos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, a saber:
• Lava-Contentores - tem como elemento inovador a capacidade de fazer a reciclagem da água, existindo atualmente, em Portugal, só mais um equipamento equivalente, o que representa uma poupança significativa do consumo de água.
• Lava-Ruas - equipado com um motor insonorizado, permite fazer as lavagens a qualquer hora, sem perturbar os cidadãos, uma vez que não emite ruído. Dispõe, ainda, de bocas economizadoras de água e utiliza emissores de alta pressão e de baixo débito na lavagem, o que possibilita uma poupança significativa do consumo de água.
• Viatura de recolha seletiva - com caixa compactadora de recolha traseira e equipada com grua permite recolher todos os tipos de ecopontos existentes num mesmo circuito, o que se traduz numa otimização dos transportes, uma vez que com menos viagens transporta maiores quantidades.
• Varredora - permite efetuar a varredura de ambos os lados dos arruamentos em simultâneo, melhorando, assim, a eficiência e eficácia do serviço. O mangote de aspiração incluído possibilita a aspiração pontual de logradouros, ao mesmo tempo que a varredura.
• Viatura de transporte de resíduos – equipada com grua e reboque, com caixas de velocidades automatizadas, que visa uma redução significativa do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões gasosas. Cumpre a Norma Euro V, relativa às Emissões de Gases de Escape, que é a norma mais restritiva em vigor para os motores a diesel.


O investimento foi feito no âmbito do contrato para "Conceção, construção e prestação de serviços relativos à exploração e gestão de um sistema de remoção e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos" existente entre a Resíduos do Nordeste e a Cespa Portugal, SA, com o objetivo de renovar a frota existente, optando por viaturas mais eficientes, prestando um melhor serviço aos cidadãos e ao ambiente.


2013.09.27


Imagens



Cespa - Apresentação dos (...)
Novos equipamentos
Viatura lava ruas
Viatura lava contentores



Mais notícias



© 2024 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.residuosdonordeste.pt/noticias/186