RDN

Resíduos do Nordeste, EIM

Residuos do Nordeste no Twitter Residuos do Nordeste no YouTube Residuos do Nordeste no Facebook
Livro de Reclamações Eletrónico Educar para uma Economia Circular Separar e Valorizar Vai do Começar Valorcomp Plastic to fuel&mat Unidade Tratamento Mecânico e Biológico Óleos Alimentares Usados Ecological Footprint A Resíduos do Nordeste, EIM é sócia fundadora da EGSRA - Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos
Página inicial Contactos Imprimir Mapa do sítio

Imprensa

Resíduos do Nordeste - 10 anos a criar Melhor Ambiente

Fez ontem, dia 01 de Abril, 10 anos que a Resíduos do Nordeste iniciou a sua atividade.

Criada em 21 de outubro de 2002, a empresa assumiu a gestão de resíduos de 13 Municípios, na cedência das posições contratuais das Associações de Municípios do Douro Superior, da Terra Fria Transmontana e da Terra Quente Transmontana.

Em 10 anos muito mudou no panorama nacional em termos de gestão de resíduos, mas sobretudo no Nordeste Transmontano.

Em 10 anos enviámos para reciclagem: 9.575 ton. de papel/cartão, 7.964 ton. de vidro, 4.813 ton. de plástico, 1.157 ton. de aço, 1.251 ton. de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, 17 ton. de pilhas e 5,6 ton. de óleos alimentares usados, fruto do esforço de todos os cidadãos que têm, desde o início, aderido às ações de sensibilização ambiental desenvolvidas pela empresa.

Outro dado importante é a produção de energia elétrica a partir do biogás gerado no aterro sanitário: desde maio de 2009, a central de valorização energética produziu 9.829.268 kwh, evitando a emissão de 4.244,88 ton de CO2 para a atmosfera, o equivalente a plantar 24.577 árvores.

A imagem de um aterro sanitário na paisagem, existente em 2002, está totalmente transformada, no local surge agora a definição do Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, que conta já com: um Parque Multimateriais; uma Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes; uma Central de Valorização Energética de Biogás e uma Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia.

No sistema existem 14 ecocentros e 4 estações de transferência (com os devidos licenciamentos) e estão instalados 596 ecopontos.

Este é apenas o resumo do trabalho que desenvolvemos, reconhecido em 2008 com a obtenção da certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança.

Em nome da Resíduos do Nordeste agradeço aos seus Órgãos Sociais, aos seus Colaboradores, a todas as Entidades com quem colaboramos e a todos os Cidadãos que nos ajudaram a traçar este percurso.

O Diretor Geral,

Paulo Praça


2013.04.02 Resíduos do Nordeste, EIM.


Imagens



RN - 10 anos




Mais registo de imprensa



© 2024 Resíduos do Nordeste, EIM. Todos os direitos reservados.

Esta página foi imprimida a partir do endereço web: http://www.residuosdonordeste.pt/imprensa/140